Início Desporto Portugal campeão da Europa de ténis de mesa

Portugal campeão da Europa de ténis de mesa

1260

Selecção derrotou a favorita Alemanha (3-1) em Lisboa e ganhou o Europeu por equipas.

A selecção portuguesa venceu neste domingo na final do Campeonato da Europa de equipas de ténis de mesa a selecção germânica, por 3-1, e conquistou pela primeira vez o título.

Muitos adeptos e praticantes foram ao Meo Arena, em Lisboa, apoiar a selecção contra a Alemanha. Um deles era o primeiro-ministro — Pedro Passos Coelho deslocou-se ao ex-Pavilhão Atlântico e assistiu à final.

No primeiro jogo, Freitas defrontou Steffen Mengel, numa disputa em que se assistiu a bolas longas e duradoras, com os jogadores a serem obrigados a afastar-se bastante da mesa e a usar da força, num desempenho desgastante para os atletas, mas que empolgou a audiência.

Coube a João Monteiro o confronto com o n.º 2 da Europa, Timo Boll. A Alemanha venceu por 3-0. À excepção do segundo set, que correu bastante mal ao jogador da selecção portuguesa, João Monteiro disputou bem muitos dos pontos, nem sempre facilitando a vida ao opositor.

Seguiu-se Tiago Apolónia, que venceu Dimitrij Ovtcharov por 3-1, numa exemplar demonstração de autocontrolo e maturidade, tendo no segundo set obtido um memorável resultado de 11-2. Na memória ficará também o 10.º ponto do quarto set, em que a bola entrou pela parte lateral da mesa (ou seja, sem passar por cima da rede).

O atleta português conseguiu responder quase sempre com eficácia a um tipo de serviço que caracteriza o adversário, que flecte os joelhos de tal forma que quase desaparece do lado de lá da mesa, imprimindo à bola um efeito que parece contrariar as leis da física. Uma disputa em que se trocou de bola por três vezes, tal a intensidade de jogo.

O embate final, entre os dois esquerdinos e agressivos jogadores Marcos Freitas e Timo Boll, foi o mais espectacular e aquele em que os adeptos mais se fizeram ouvir. Não só pela dinâmica que imprimiram ao “duelo”, como pelo vislumbre da vitória portuguesa, que se confirmaria.

O pavilhão explodiu então de euforia, com a comitiva portuguesa a festejar abraçada no chão um inédito triunfo continental e logo perante uma selecção que é a número 1 do ranking europeu, campeã europeia ininterruptamente desde 2007 e vice-campeã do mundo.

Pedro Rufino, seleccionador nacional, lembrou que foi uma tarefa difícil: “Sofremos muito, mas encontrámos um caminho. Estes jogadores são fortes física e mentalmente. Merecem ser campeões da Europa.” E terminou acrescentando: “Se jogássemos contra eles [alemães] amanhã, seriam favoritos outra vez”, numa declaração que revela bem a qualidade do opositor.

A selecção nacional feminina também obteve o seu melhor resultado de sempre, 12.º lugar na I Divisão, e garantiu a presença no Europeu 2015, em Baku.

O Tá Quieto tem: Videos engraçados, Videos de Rir, Imagens cómicas, Pensamento do dia, Crime, Apanhados, Videos Desporto, Coisas estúpidas, Imagens inacreditáveis, videos para rir, anedotas para rir, videos engraçados youtube, animais engraçados, Mundial 2014, Portugal no seu melhor, Casa dos segredos

Partilha com os teus amigos 😉
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.