Início Uncategorized SABIA QUE HOJE É O DIA MAIS DEPRIMENTE DO ANO?

SABIA QUE HOJE É O DIA MAIS DEPRIMENTE DO ANO?

886

A terceira segunda-feira de janeiro é tida como o dia mais deprimente do ano. A euforia do Natal já lá vai, a primavera tarda em chegar. Estamos num limbo temporal e ainda por cima é inverno. Será mesmo assim?

SABIA QUE HOJE É O DIA MAIS DEPRIMENTE DO ANO?

A terceira segunda-feira de 2017 calha a 16 de janeiro e é, supostamente, o dia mais deprimente deste ano, sendo apelidada de ‘Blue Monday’.

A ideia começou em 2005, quando uma agência de viagens britânica pediu ao psicólogo Cliff Arnall que identificasse o dia mais deprimente do ano, com o objetivo de promover o agendamento de férias.

O psicólogo criou uma equação onde tinha em conta vários fatores, tais como o tempo, dívidas contraídas, tempo decorrido desde o Natal, dia da semana, níveis motivacionais, etc.. e a conclusão foi que o dia mais deprimente do ano é a terceira segunda-feira de janeiro.

A ideia foi divulgada na altura e ganhou contornos globais, uma vez que todos os anos é referenciada um pouco por todo o hemisfério norte, apesar de o psicólogo ter vindo posteriormente a público desvalorizar o conceito e a dimensão que ganhou.

Apesar de não ter uma base científica sustentável, pois existem demasiadas variáveis para tantas pessoas diferentes, a ideia ganhou forma e persiste a cada ano. Mas faz algum sentido o dia mais deprimente do ano ser na terceira segunda-feira de janeiro? «Faz tanto sentido como ser noutra qualquer segunda-feira de janeiro ou dia do ano. Aparentemente, não existe nenhuma explicação científica a indicar que a Blue Monday exista e, se existisse, que teria um dia pré-designado no tempo», começa por dizer João Ricardo Pombeiro, sociólogo e coach.

O facto é que, para o hemisfério norte, esta é a altura do inverno, época em que as pessoas tendencialmente se sentem mais em baixo e tem mesmo um termo técnico: Desordem ou Transtorno Afetivo Sazonal. O termo deriva da versão anglo-saxónica, Seasonal Affective Disorder, cuja sigla SAD significa, curiosamente, ‘triste’ em português. «Algumas variáveis que podem contribuir para isso são os padrões de pensamento que a pessoa tenha, uma nutrição deficitária, menos exposição a luz… Especialmente do sol. Mas mesmo em casa algumas pessoas reduzem a quantidade de luz artificial a que se expõem. Por vários estudos, e acima de tudo observação do nosso dia-a-dia, podemos associar estados emocionais de tristeza, desalento, abatimento, depressão, baixa energia, a algumas variáveis. Por exemplo, à carência de vitamina D, à disrupção no ritmo circadiano interno, a alterações na melatonina e na serotonina produzidas no corpo, a uma nutrição alimentar e emocional deficitária, falta de exercício físico, a padrões de pensamento ‘negativos’», explica o sociólogo.

O Tá Quieto tem: Videos engraçados, Videos de Rir, Imagens cómicas, Pensamento do dia, Crime, Apanhados, Videos Desporto, Coisas estúpidas, Imagens inacreditáveis, videos para rir, anedotas para rir, videos engraçados youtube, animais engraçados, Mundial 2014, Portugal no seu melhor, Casa dos segredos, SS6, passatempos, ofertas, prémios, tralhas gratis

Partilha com os teus amigos 😉
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.