Fim do mistério? Objetos avistados
O primeiro-ministro australiano divulgou esta quinta-feira que dois objetos "possivelmente ligados" ao voo MH370, desaparecido há 12 dias, foram detetados por satélites.
A autoridade australiana de segurança marítima recebeu informações "novas e credíveis", "baseadas em dados de satélite, de objetos que podem estar ligados às buscas", declarou Tony Abott perante o parlamento.
"Depois da análise destas imagens de satélite, dois objetos possivelmente relacionados com as buscas foram identificados", afirmou.
Segundo as autoridades australianas, o maior dos dois objetos detetados na busca pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines tem 24 metros.
"Os objetos são relativamente indistintos. Recebi a indicação de que os objetos têm uma dimensão razoável e que provavelmente estão a flutuar na água", disse John Young, da Autoridade de Segurança Marítima australiana.
"O maior… foi estimado em 24 metros. Há também outro de menor dimensão", afirmou.
O voo MH370 da Malaysia Airlines partiu de Kuala Lumpur na madrugada de 8 de março (00h41 locais ou 16h41 de 7 de março em Lisboa) e tinha previsto chegar a Pequim 6 horas depois, mas desapareceu dos radares 40 minutos após a descolagem.
Do total de 239 pessoas que seguiam a bordo do avião, cerca de dois terços (153) são chineses.