Há 400 vagas para voluntários no Rock in Rio. E desta vez dá para pôr no currículo
Quem quiser trabalhar como voluntário no Rock in Rio Lisboa 2014 já pode enviar a sua inscrição, a partir de hoje e até 13 de abril.
A organização do festival abriu 400 vagas para voluntários e vai anunciar os resultados no final do próximo mês, mas desta vez há um incentivo extra: o trabalho feito no festival será certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no âmbito do programa "Agora Nós."
"Os jovens que vão participar vão ter um certificado de participação que pode ser incluído nos seus currículos, dando nota dessa disponibilidade para fazer mais do que os outros", revelou o o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, na assinatura do protocolo com o Rock in Rio.
"Depois de uma experiência destas, os jovens adquirem novas competências”, explicou. "Sendo o voluntariado um espaço de aquisição de saberes, estas atividades devem ser reconhecidas e certificadas, para que esta aquisição de conhecimentos e competências possam ser legitimamente reconhecidas pela sociedade", indicou o governante. A ideia é que "sejam também, do ponto de vista concreto e prático, uma mais valia para o enriquecimento pessoal e curricular dos jovens."
A idade mínima de candidatura é 16 anos, celebrados até 22 de maio, e as vagas disponíveis são nas áreas de gestão de público, assessoria de imprensa, área VIP e áreas de entretenimento da cidade do Rock, palco Mundo, palco Vodafone, Eletrónica e Rock Street.
Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, adiantou que os jovens selecionados terão duas fases formação. "Uma mais de conteúdo e institucional, e outra no terreno. Os voluntários têm que conhecer toda a operação da cidade do rock." Os voluntários vão receber t-shirts diárias, ajudas de custo para transportes, comida e seguro de acidentes pessoais. Poderão assistir a todos os concertos do festival, desde que fora do turno de trabalho.
"O voluntariado em si é do que o mundo precisa hoje. Precisamos de olhar para os outros. A nossa vida só vai ser melhor quando pudermos olhar pela perspetiva de quem está ao nosso lado. não adianta eu estar bem se o outro não está bem", disse Roberta Medina.
Na edição de 2012, o Rock in Rio Lisboa recebeu 8 mil candidaturas.